RSS Feed

Está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor…

4 de agosto de 2012

Há duas semanas não assisto a TV. Não leio jornais ou revistas, nem on line. Não frequento blogs. Estou obcecada pela leitura. Um ótimo refúgio, uma zona de conforto.

Se não fosse o FB, pronde dou umas escapadas quando a estória começa a ficar muito tensa, eu nem saberia da traição da Kristen Stewart.

Mas estou bem por dentro da Olimpíadas, que marido acompanha pelo site do Terra – elogiando a qualidade da transmissão – e pelos canais ESPN – que ele xinga o tempo todo. Pelo que percebo, ele torce pra todo mundo, menos pras americanas, atletas que ele diz terem cara e comportamento de nojentas.

Vi comentários sobre o baixo desempenho do Brasil e ainda não entendi tanta comoção. Desde quando o Brasil foi bom nas Olimpíadas ou esportes em geral? Quando houve incentivo a isso? Você sabia que o Brasil tinha uma representante em arremesso de peso? Eu, não. Então, porque, tal qual o Mutley, estamos cobrado medalhas?

Apesar de achar esporte profissional uma tolice – como se minha profissão fosse um pilar de utilidade pública -, acho bem bacana que exista gente que se empenhe, treine, cumpra metas e chegue às Olimpíadas, mesmo que seja para perder. Como já disse, alguém sempre tem que perder para outrem ganhar… Que seja um brasileiro. Que seja alguém que, mesmo sem incentivos, mesmo com patrocínio escasso, mesmo sem ter onde treinar consegue chegar em Londres e fazer – bonito ou nem tanto – algo que eu não tenho nem coragem de tentar.

Para o Brasil, o soldo de medalhas pode parecer pequeno, mas, enquanto nação, não mereceríamos nem mesmo isso. Eu, particularmente, não movi uma palha pelas Olimpíadas. Você? Mas para quem ganhou sua medalha de ouro, prata ou bronze é uma vitória pessoal que não pode ficar anuviada por um modesto 21º lugar geral – até hoje pela manhã.

Parabéns a quem chegou em Londres, mesmo que tenha voltado com rabico entre as pernas. Parabéns a quem fez bonito, mesmo não vencendo. Parabéns a quem ganhou medalha ou uma melhor colocação no ranking. Parabéns a quem tentou.

E pra quem acha que torcida merece medalha, vá te catar! Brasileiro tem a estranha mania de torcer contra para que cada vitória seja uma agradável surpresa. Mesmo assim, age como se cada derrota fosse uma ofensa pessoal. “Vá te catar”, é o que eu lhe digo!


1 pitaco »

  1. Nay disse:

    Concordo. Simplesmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>