Do além

E enquanto o 13 não chega, fui dar uma olhada nas outras criações de Charlaine Harris.

Segundo a orelha do livro Surpresa do Além, “Charlaine produz horror com um toque de irreverência” – Revista Veja – e tem “um humor sagaz e direto” – Publisher Weekly. – A série Harper Connelly Misteries, ainda segundo a orelha, superará a de Sookie Stackhouse. Inclusive, já está sendo produzida a série para TV, com Ridley Scott na direção (!!). Tenho certeza de que funcionará. Mas os livros são mais fracos do que minha perna esquerda – ou a direita de Harper.

Harper, que foi atingida por um raio, aos 15, e tem o superpoder de encontrar cadáveres, está longe de ter o carisma de Sookie. É meio óbvio que ela quer muito ter algo mais com seu irmão postiço e a leve tensão sexual é bem xexelenta. E ela é burra como uma porta.

Como a história é toda contada em primeira pessoa, as pistas que ela tem são as que você tem. E eu consegui desvendar os dois mistérios (Visão do Além e Surpresa do Além, primeiro e segundo livros da série) em menos de 1/3 do livro. E tive certeza de estar certa antes do meio. Não que eu seja espertinha. Sou tonta, mesmo. Mas é que a autora entrega todas as pistas, certinhas e diretinhas, e fica até difícil não conseguir pegá-las, mas Harper não presta atenção em nada e se perde até ser tarde – 5 últimas páginas.

Não tem NADA de terror, suspense e humor sagaz. NADA!!

E se eu fosse usar as regras de como escrever um bom livro, do Stephen King, sobre os dessa série, eu cortaria bem mais de 30% do texto. É muita redundância, é muita recapitulação, é muita confusão com números – mas, a isso, culpo o tradutor, que não deve sacar muito de medidas americanas. Aliás, a Lua de Papel deveria investir mais na revisão. Os dois livros estão repletos de erros!!

Como o terceiro livro está custando R$ 43,00, parei no segundo e tá de bom tamanho.

Fico pensando: “True Blood”, até perder o rumo, foi sucesso, inclusive no Brasil. Tem gente à beça querendo ler os livros que inspiraram a série, mas só foram vendidos até o 6, por aqui. Nem ideia de quando e se os outros chegarão. No entanto, investiram nessa outra série – fraca – da autora. Vai entender…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *